terça-feira, 15 de maio de 2012

PIODERMITE SUPERFICIAL EM CÃES: usar ou não antibióticos??




( por dra Andrea F. Nagelstein) O principal agente etiológico isolado das lesões de piodermites é Staphylococcus pseudointermedius.

Classicamente se classificaram as piodermites caninas segundo a profundidade que tenha a infecção. Os processos muito superficiais ("pseudopiodermites", exemplo dos impetigos , foliculites ..) não requerem o uso de antibióticos sistêmicos, sendo suficiente a aplicação de tópicos e/ou o controle dos fatores causadores. Mas o que se vê na prática não é isso!!
 Qualquer pápula ou pústula já é orientado o uso de antibióticos, desnecessariamente

Já em alguns casos como piodermites generalizadas ou profundas antibioticoterapia sistêmica pode ser ainda requerida, mas não como MONOTERAPIA (somente o antibiótico)

O que tem se observado são casos recidivantes, refratários e resistentes mesmo com o uso de antibióticos "específicos" para  S. pseudointermedius.
piodermite recorrente é definida como a infecção bacteriana repetida que responde de forma completa ao tratamento antibacteriano sistêmico e tópico, deixando o animal aparentemente normal entre episódios. Uma porcentagem alta de caninos com piodermite recai depois de uma recuperação aparentemente completa. (COELHO, 2006).

E pq isso ocorre??????

DeBoer cita as possíveis causas subjacentes da Piodermite canina recorrente: 

1.Doença cutânea subjacente persistente

2. Hipersensibilidade bacteriana( hipersensibilidade a toxinas bacterianas)

3. Imunodeficiência

4. Cepas resistentes de Staphylococcus pseudintermedius

5. Piodermite não estafilocócica (CONCEIÇÃO, 2000)

É muito importante ter em conta que a maioria das piodermites são secundárias, sendo numerosas as circunstâncias que predispõem à infecção:
fatores físicos (traumatismos, corpos estranhos..), malformações anatômicas (vincos), parasitas externos (demodiciose, escabiose), transtornos pruriginosos (dermatites atópica, reações adversas aos alimentos), da queratinização epidérmica (seborreia) ou folicular (displasias foliculares), endocrinopatias (hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo), etc.

Então nada adiantaria somente antibióticos se a causa base não for bem elucidada e corrigida, não é??  Sem essa pesquisa e tratamento adequado estamos contribuindo somente para selecionar bactérias e gerar MULTIRESISTÊNCIA BACTERIANA 

Vivemos um problema de saúde pública atual: A MULTIRESISTÊNCIA BACTERIANA observada também com nossos pets!!

Paradigmas foram revistos principalmente em relação a tratamentos através de um concenso entre um grupo de intelectos dermatologistas internacionais.

O uso consciente de antibióticos deve existir !!  
Não pode continuar sendo utilizado indiscriminadamente 


Dra. Andrea F. Nagelstein- PELE PET
Favor fazer referência ao autor caso divulgue esse texto


14 comentários:

  1. Bom dia! Tenho uma Dachschund de 3 meses, a Mel. Ela começou com uma coceira que eu achava que era a costura da roupinha que esta irritando, pós estava muito frio. Acontece que tirei a roupinha e vi que. Estava com uma queda de pelo no local que mais coçava (em cima da patinha esquerda). Percebi que há ouutros locais do corpo que ela coça e que cai o pelo, muito parecido com a foto acima. Eu tinha dado banho a seco e pensei que pudesse ser alergia ao produto, entao suspendi o banho. Mas a coceira continuou. Levei no veterinário na loja em que a comprei, aqui em Porto Alegre. Ele disse que era uma dermatite mas nao soube explicar a causa,nem nada direito. Prescreveu cefálexina 75mg, meio comprimido por dia. Depois mudou de idéia e disse para dar meio comprimido a cada 12hs. Eu nao fiquei muito confiante. Mas estou dando o medicamento. Ela é muito pequena, tem 800g, e tenho medo de estar dando errado a medicacçao. Minha duvida é se pode ser alergia, e se o uso da cefálexina é indicado?

    ResponderExcluir
  2. Olá.Referente a sua dúvida, é sempre necessário ser realizado exames parasitológicos de raspagem e cultura fúngica para descarte de ácaros e fungos como diagnóstico diferencial das alergias.
    Não sendo ácaros causadores das sarnas e nem fungos causadores da dermatofitose, daí sim procurar uma causa alergica.
    a coceira pode ser devido a piodermite sim, e o uso de antibiotico deve ser preconizado.Mas vale lembrar que na maioria das piodermites existe uma causa de base que a precipita . abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Tenho um Weimaraner de 10 meses e ele está com escamação na pelagem, bem como falhas como no cão acima.Estamos preocupados pois já fizemos exames de sangue e está tudo ok. Foi feito tratamento com pomadas corticóide, Periodsona, etc, e não está resolvendo. A veterinária sugeriu que fosse alergia a pulgas, mas usamos os shampoo e My pet para evitar . Como devo procedor.

    ResponderExcluir
  4. Olá prop do Weimaraner,
    A descamação pode ser oriunda da Piodermite ( agentes bacteriano), como dermatofitose( fungos).
    Deve saber qual o agente envolvido para tratar com antibiotico ou antifúngico.
    Se for a piodermite(bacteria). Essa pode ter origem alérgica sim. Então se a suspeita for pulgas, um rígido controle de pulgas deverá ser instituído para evitar assim a recidiva das lesões.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá
    minha basset apresenta alguns inchaços na parte superior das orelhas. apareceu logo após um ataque de carrapatos , creio que devido a sua imunidade baixa. acredito que seja acne canina , porem os mesmos apresentam pouco pus , só um exudado liquido com um pouco de sangue. devo espremer e passar pomada? ou aguardar e observar se os mesmos nao evoluem ? abraço

    ResponderExcluir
  6. Ola, Drª meu nome e Marjorie e tenho uma cachorrinha poodle, ela tem 48 dias, e de tres dias pra ca apareceu umas bolinhas na barriga dela, parece pus dentro. Hoje uma delas ja estava meio murchina. O que pode ser, poderia me orientar quanto a isso?

    ResponderExcluir
  7. Olà Regis!
    Os carrapatos são ectoparasitas agressivos para a pele dos cães, causam injúrias teciduais nos locais de suas picadas.
    imagino que possa estar se referindo a este tipo de lesão. Dê uma lida em Prurigo estrófulo, que são vesículas pruriginosas que surgem nos locais das picadas..
    Dependendo do caso é necessário terapia sim.
    Não recomendo que "esprema" não.
    É muito importante que seja realizado exames de sangue a procura de doenças parasitárias causadas por carrapatos!

    ResponderExcluir
  8. Marjorie!
    Pustulas abdominais em filhotes geralmente são secundárias a doenças infecto contagiosas( viroses), Parasitárias( exemplo Demodicose, endoparasitas) , alérgicas ( de contato)...
    Exames complementares de exclusão são preconizados, afim de diagnóstico.
    Converse com o vet dela.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá tenho Pinscher chamado Theo ele começou a coçar muito na região lombar, ministrei vários banhos com sabonetes ante-pulgas mas não obtive nenhum resultado. agora viajei e quando retornei alguns dias despois, me deparei com várias feridas onde ele estava coçando. O que pode ser ? Tem algum medicamento que poderia usar ???

    Grata

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!
    É sempre dificil dizer o que está acontecendo com o pet via emails, mas leve-o no seu veterinário para observar essas lesões, se foram provocadas pela coceira , e se tem que entrar com algum medicamento( antibiotico e/ou antihistaminico)
    Se for Alergia a Picadas de pulgas
    aplique um bom antipulgas pour-on( aqueles que se aplica na pele da região cervical/nuca). Aplique com um intervalo curto entre cada aplicação, como a cada 14dias durante essa fase de crise, e após mantenha-o ativo sempre( com apliccações regulares). Observe se não reduz a coceira e crises no futuro, pode ser que seja alérgico a elas!

    ResponderExcluir
  11. Olá Dra. Poderia me explicar melhor o porque dos cães atópicos tenderem a te mais piodermites?

    ResponderExcluir
  12. Explicando melhor porque é tão comum as infecções secundárias em cães Atópicos...
    os cães atópicos possuem uma defifiencia genetíca na estrutura da pele, tais como:

    -Alterações ultraestruturais no estrato córneo provocando desestruturação deste estrato.
    Mudanças nas composições lipídicas (diminuição das ceramidas, por exemplo)
    -Alterações na funcionalidade: aumento do" transepidermal water loss" (TEWL), ou seja uma perda aumentada da agua epidérmica isto se deve principalmente a uma diminuição na expressão da filagrina, que tem a função de manter unido os queranócitos, com a sua diminuição é uma afastamento dos queratinócitos facilitando a perda de água por evaporação da pele.
    -Perda da função de barreira antimicrobiana.
    Com estes fatores os Staphilococcus pseudoepidermites notam condiçoes favoráveis para proliferar na pele do caõzinho atópico

    abraço

    - See more at: http://www.vira-lata.vet.br/?caes-atopicos&ctd=129#sthash.iVvIqdHK.dpuf

    ResponderExcluir
  13. a minha cachorrinha apareceu com um ferimento com casca grossa e depois a queda do pelo e observei que tem mais em.volta do mesmo tipo no dorso e estou usando exprei sarnicida e fungicida. , Está certo o tratamento.O que devo fazer.

    ResponderExcluir
  14. Olá Taciana! Desculpa o atraso na resposta.
    São muitos emails e bastante trabalho por aqui.
    Postei tua pergunta , não para te dar uma resposta sobre o medicamento em questão e a conduta. O Blog não foi criado para dessa finalidade. Não seria ético e seguro para os animais.
    Postei teu comentário como um alerta de que é importante SEMPRE PROCURAR UM VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA.
    AS PESSOAS TENTAM MEDICAR PRIMEIRO PARA VER SE DÁ CERTO PARA SOMENTE DEPOIS LEVAR AO VET.
    SEI QUE MUITAS VEZES É DIFICIL POR QUESTÕES FINANCEIRAS.. MAS NESE CASO, PROCURE A REDE PÚBLICA E/OU FACULDADES DE SUA REGIÃO
    ACABAM POR COMPRAR REMÉDIOS ERRADOS que além de um gasto em vão, existe um GRANDE risco de intoxicar o animal por ter sido indicado por um leigo/balconista/funcionario de pet..
    ABRAÇO

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...